Como publicar passo a passo


"Aviso: no momento não estamos aceitando o envio de novas obras"

 

A fim de esclarecer alguns questionamentos sobre como publicar livros pela Editora UFJF, faremos um passo a passo de maneira prática. Assim, toda quarta-feira, vocês irão encontrar aqui no site um novo passo para publicação.


 

Leia as normas que se encontram abaixo, e enquadre sua obra a essas especificações (formatação do arquivo, diretos autorais etc.). Assim que essa etapa for cumprida, traga para nós uma cópia impressa e outra digital, mediante aviso prévio.

Na editora, é função do autor ou organizador da publicação relatar quais são os desejos e pretensões com relação à obra e suas características de produção. Após esta etapa, será providenciado um orçamento e, acordado entre as partes, seguiremos para o próximo passo! 

 Normas de Publicação e Guia de Direitos Autorais


 

Lembra-se do arquivo que você trouxe para nós? Ele será enviado para o conselho editorial. Estando de acordo com as normas de publicação da Editora UFJF e sendo aprovado pelo conselho, daremos início à produção do livro. Nesta fase do projeto serão feitas as revisões de norma técnica e de língua portuguesa. Nesta etapa, a colaboração do autor é de extrema importância, pois somente depois que os arquivos digitais estiverem de acordo com as solicitações do setor revisão, é que serão feitos os procedimentos do próximo passo: a DIAGRAMAÇÃO. Até lá...

 


Diagramação essa é parte onde são elaborados os projetos gráficos do livro, a diagramação eletrônica, a confecção da capa e caso esteja orçado uma “limpeza” nas imagens fornecidas pelo autor ou organizador do livro. Depois de tudo acordado será enviado o primeiro projeto de composição gráfica a parte interessada, para sua revisão. Ao devolver o material o autor ou organizador deve indicar quais alterações ainda são necessárias no corpo de texto. Após serem feitas as alterações solicitadas, será enviado um segundo esboço, junto ao primeiro, para comparação e outra revisão. Se tudo estiver de acordo, teremos finalmente o projeto final.

Obs: depois de iniciada a produção da obra, não será possível fazer alteração no texto.


O projeto final será revisado, mas, antes da liberação para a gráfica, o autor deve vir ao estúdio e, junto ao artista e diagramador de seu livro, fazer uma última conferência. Se tudo estiver de acordo, o livro sai para a gráfica, que primeiramente nos mandará a prova a qual será ou não aprovada. Chegamos, então, à última etapa do processo: a impressão final e o envio do livro para o autor e livrarias.

 
 
Aviso: A Editora UFJF está passando por uma reformulação contábil e no momento não pode comercializar seus livros. Logo retornaremos à normalidade.

Dmitri Cerboncini Fernandes
Diretor

Endereço de Contato

  • Rua Benjamin Constant, 790, Centro
    CEP: 36015-400
    Juiz de Fora - Minas Gerais
  • Tel.: (32) 3229-7646 | Fax: (32) 3229-7645