Lançamento: Saravá Jongueiro Velho!

Criado .

Capa - Saravá Jongueiro VelhoConsiderado o avô do samba, o jongo é uma manifestação cultural que compreende o canto e a dança, acompanhados pelo batuque dos tambores. Tem suas origens nas senzalas das fazendas produtoras de cana-de-açúcar e de café. É uma forma de comunicação com a qual os negros bantu-angoleses criaram uma expressão poética e complexa de resistência, um espaço para exercitarem a sua socialidade em meio à situação de cativeiro. 

Por meio dos pontos enigmáticos - que são as frases, os versos, as palavras cantadas pelos jongueiros e repetidas por todos os presentes no momento em que se realizam as rodas de jongo – a comunidade fala de sua vida, de seu cotidiano, e canta os seus sentimentos, o nascer, o crescer e o morrer. Com um mirar antropológico que busca as teorias de Durand, Morin, Maffesoli, Bachelard e Merleau-Ponty, a autora realiza, neste livro, um estudo sobre a participação de jovens negros no Jongo da comunidade de Tamandaré, em Guaratinguetá (SP).

Partindo do princípio de que práticas simbólicas são sempre educativas, a obra analisa as diferentes formas de transmissão do conhecimento às gerações mais novas e a função que exerce a música, através do som e do sentido, no processo de formação identitária desses jovens. Para realizar o estudo, a autora acompanhou as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Realizadas em sintonia com o calendário do catolicismo popular, as festas são o único momento do ano em que as rodas de Jongo se abrem em contexto ritual. A obra é ilustrada por fotografias da própria autora, feitas durante a pesquisa de campo.

Saravá Jongueiro Velho!: Memória e Ancestralidade no Jongo do Tamandaré
Carolina dos Santos Bezerra-Perez
Editora UFJF, 332 páginas, 16x23cm, R$35,00

Trechos para leitura
Sumário - Prefácio - Introdução - Posfácio

Compre em nossa loja virtual.

Aviso: A Editora UFJF está passando por uma reformulação contábil e no momento não pode comercializar seus livros. Logo retornaremos à normalidade.

Dmitri Cerboncini Fernandes
Diretor

Endereço de Contato

  • Rua Benjamin Constant, 790, Centro
    CEP: 36015-400
    Juiz de Fora - Minas Gerais
  • Tel.: (32) 3229-7646 | Fax: (32) 3229-7645