Reimpressão: Introdução a uma Poética da Diversidade

Édouard Glissant: antropólogo, filósofo, poeta, romancista e ensaísta. Sua vivência no pós-guerra, em meio a lutas anticolonialistas, influenciou diretamente na formação de uma consciência crítica, impulsionando-o a reflexões sobre o colonialismo. Para Glissant, compete às artes e, principalmente, à literatura, a missão de fazer com que os povos imaginem, pensem e criem, a fim de que não percam sua identidade e voz.

 Dessa forma, sua escrita está diretamente ligada aos estudos antropológicos e à singularidade histórica do lugar onde o intelectual, o poeta, o escritor e o artista emitem sua voz, seu canto. Em Introdução a uma poética da diversidade, o autor analisa as identidades culturais do Caribe e das Américas e propõe uma estética da Relação. Considera a questão da identidade cultural das minorias e dos povos e nações emergentes, a função emancipatória das literaturas face à dominação e à ameaça de uniformização cultural. Para Glissant, as culturas não são, mas estão dentro do processo da Relação.

Introdução a uma Poética da Diversidade

1° Reimpressão

Título original: Introductionà une poétiquedu divers

Autor: Édouard Glissant

Editora UFJF, 148 páginas, 14x21 cm, 34,00

Trechos para leitura

Sumário | Prefácio

 

Aviso: A Editora UFJF está passando por uma reformulação contábil e no momento não pode comercializar seus livros. Logo retornaremos à normalidade.

Dmitri Cerboncini Fernandes
Diretor

Endereço de Contato

  • Rua Benjamin Constant, 790, Centro
    CEP: 36015-400
    Juiz de Fora - Minas Gerais
  • Tel.: (32) 3229-7646 | Fax: (32) 3229-7645